Conheça o CEP em Artes Basileu França

Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França
Escola de Arte Veiga Valle


A partir do Programa de Extensão da Educação Profissional do Estado de Goiás é constituído em 2002, o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEPABF), incorporando em seu quadro a primeira escola pública de Artes do Estado de Goiás, a Escola de Arte Veiga Valle, fundada em 23 de outubro de 1967, proposta esta, integrante do Movimento Nacional de Integração da Arte no processo educativo e inclusão social, capacitando, qualificando e profissionalizando a sociedade goiana.
A entidade constitui o ensino público e formação profissionalizante em música, teatro, arte circense, dança e artes visuais. Seus programas educacionais dispõem de atenção especial em sua elaboração com intuito de proporcionar o crescimento e desenvolvimento qualitativo infanto-juvenil, acompanhado da evolução e formação dos alunos a partir dos 04 anos de idade.
Com renomado corpo docente, o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, conta com tecnólogos, graduados, mestres e doutores em diversas linguagens artísticas, atendendo cerca de 5.400 (cinco mil e quatrocentos) alunos, vários deles premiados nacional e internacionalmente.
No âmbito da produção cultural, artística e tecnológica, o CEPABF estimula a pesquisa desenvolvendo teoria e prática do exercício artístico/profissional, promovendo acessibilidade e cidadania por meio da arte e da cultura. Assim, enquanto centro de excelência em ações educativas na área artística, o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França tornou-se referência regional e nacional, sendo efetivamente importante para o desenvolvimento cultural do Estado de Goiás.
Sua estrutura é constituída por:
·         01 Teatro Escola com total de 800 lugares
·         01 auditório com 100 lugares
·         06 salas de aula/laboratório para artes visuais
·         05 salas de aula/laboratório para dança
·         27 salas de aula/laboratório para música
·         04 salas de aula/laboratório para teatro
·         01 sala de aula/laboratório para artes circenses
·         01 picadeiro/lona para artes circenses
·         09 salas administrativas/coordenação
Os projetos realizados pelo CEPABF, objetivam implementar a prática profissional por meio dos grupos: Circo Loninha (arte circense); Corpo Cênico (teatro); Corpos de Baile Infantil e Juvenil, Contemporâneos de Veiga Valle e Contemporâneos do Teatro Escola Basileu França, Ballet do Teatro–Escola Basileu França, Belle Dance Veiga Valle (dança); Coral Pequenas Vozes, Coral Soul, Grupo Tecno New Voice, Coro de Câmaras e Sinfônico, Conjunto de Instrumentos Musicais Variados, Banda Sinfônica e Marcial, Big Band e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (música); Artes visuais e artesanato. Sendo que anualmente,inúmeros projetos são realizados no Teatro Escola Basileu França, assim como o “Desaguar” e o “Semeador de Poesias”, ambos, mostras teatrais; “Noite de Gala” e “Mostra de Dança Basileu França”; “Semana da Música”, “Projeto Performance”, “Cortina Lírica” além de recitais, espetáculos de encerramento de curso e também agenda externa do Teatro Escola.
          O Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França contribui com a promoção das artes e o desenvolvimento das atividades culturais do Estado de Goiás, oferecendo condições para sediar projetos de intercâmbio artístico-cultural para atender as exigências técnicas e humanas de alto padrão de excelência. Por meio da valorização humana e da construção da cidadania inclui diferentes grupos sociais, integra a escola a comunidade, promove as atividades culturais e suas inovações, além do compromisso com a formação profissional.